sábado, 29 de agosto de 2009

Programação - 01/9 e 03/9

CICLISTAS DE MACEIÓ - PROGRAMAÇÃO
-
TERÇA(01/9) – INICIANTE
-
CONCENTRAÇÃO: 20h NO GUARANÁ EXPRESS (ao lado da Carlito Pizzaria)
SAÍDA: 20:30h
DISTÂNCIA: +/- 20KM
-
QUINTA (03/9) – [PASSEIO MODERADO]
-
Distância: +/- 40KM
Concentração: às
19:30h, no Guaraná Express (ao lado da Carlito Pizzaria)
Saída:
20h
-
Não esqueçam de providenciar
CAPACETE E LUVA.
-
OBSERVEM OS NOVOS HORÁRIOS

-

GOSTARIA DE RECEBER SMS(mensagem no celular) SOBRE OS PASSEIOS?

Acesse o site abaixo e preencha o formulário.

http://spreadsheets.google.com/embeddedform?key=tkyZpNu-7cM9rBXKsAeO6Ig

-

FOTOS DOS PASSEIOS?

http://picasaweb.google.com/ciclistasdemaceio/

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Panfleto sobre O Dia Mundial Sem Carro - 22 SETEMBRO

Dia Mundial Sem Carro - 22 SET

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais a bicicleta é a grande vedete.

Belo Horizonte tem aderido de forma tímida, mas crescente a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas e fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Em 2005, foi realizada a primeira pedalada pelo grupo MTB-BH para marcar a presença da bicicleta nesse contexto. Em 2006, o pedal-manifesto se repetiu, dessa vez fazendo parte da programação oficial da data, e contando com cerca de 170 ciclistas. E desde então o número vem aumentando a cada edição.

/ Bicicleta: uma boa altenativa para a melhora do trânsito

A bicicleta é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo numa cidade de relevo acidentado como Belo Horizonte, a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.

Porém, a nossa infra-estrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas, o trânsito é hostil aos ciclistas. É com a intenção de procurar reverter esse quadro que o Mountain Bike BH participa do Dia Mundial Sem Carro.

/ Automóveis: problemas causados pelo uso massivo


Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.

Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Por fim, o automóvel é um meio de transporte não universalizável, já que seria impensável a existência de um carro por habitante no mundo.

Fonte: http://mountainbikebh.com.br/22setembro/

Movimento já soma 1 milhão de assinaturas contra os fichas-sujas

Movimento da Igreja já reuniu mais de 1 milhão das 1,3 milhão de assinaturas necessárias para impedir candidatos condenados pela Justiça em 1ª instância de disputarem as eleições

Enquanto projetos que tentam impedir a candidatura de pessoas condenadas pela Justiça adormecem nas gavetas do Congresso sem apoio para se tornarem lei, a mobilização da sociedade civil organizada começa a apresentar resultados. A Campanha "Ficha Limpa" já bateu a marca de 1 milhão de assinaturas de apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que impede a candidatura de fichas-sujas.

O número anima movimentos sociais e setores da Igreja Católica envolvidos na coleta de assinaturas e aumenta a espe-rança dos eleitores de que até setembro próximo a marca de 1,3 milhão de assina-turas seja atingida. O anúncio oficial dos números obtidos será feito no final do mês, data em que o Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pretende dar início a uma grande mobilização nacional pelo apoio à proposta.

O Distrito Federal e outros cinco estados da federação (Minas Gerais, Ceará, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo) já conseguiram o apoio de mais de 1% do total de eleitores. No DF as assinaturas já passam de 30 mil, o que representa cerca de 1,8% dos eleitores .

"Estamos fazendo uma campanha não apenas de coleta de assinaturas, mas também de conscientização das pessoas. Não basta votar, é preciso também fiscalizar os eleitos e trabalhar pelo processo democrático. Essa campanha contra os fichas-sujas é uma forma de fazer isso", comenta o padre Antonio Abreu, um ativo coletor de assina-turas para o projeto. "Também assinei e outros padres daqui também. Puxamos as assinaturas para dar o exemplo e animar os eleitores", completa.


Fonte: http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=8803523&canal=333

Ciclistas de Maceió

Esse blog funcionará para divulgarmos informações sobre os passeios, armazenar os arquivos utilizados para divulgação, expor as últimas idéias do grupo de moderadores, apoiar eventos relacionados com os ciclistas, entre outros detalhes.

Aguardem novidades.

Flw!

terça-feira, 11 de agosto de 2009